Agradecimentos

Agradeço aos internautas que acessam esse BLOG diariamente e deixam seus comentários.
Um abraço!
ISAAC COELHO.

Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Trecho da reportagem do Site RT


Sexta-feira, 05 de agosto de 2011, 09h20m
Estado

Vereador de Campos Lindos denuncia fraudes na gestão do município: na lista notas frias, empresas e funcionários fantasmas

O vereador Isaac Coelho de Sousa (PPS) procurou o Site RT esta semana para denunciar o prefeito de Campos Lindos, Jorlênio Santos (PMDB), sob acusação de improbidade administrativa em diversas formas, como fraude em consignação de empréstimos junto ao Banco do Brasil, notas fiscais frias emitidas para pagamento de empresas fantasmas, e emissão de empenho para obras que nunca foram feitas pela Prefeitura do município. O vereador reúne depoimentos de supostos "laranjas" e disse que encaminhará os mesmos ao Ministério Público - MPE e ao Tribunal de Contas do Estado.
Mário Vianna 
Esta semana o vereador de Campos Lindos, Isaac Coelho de Sousa (PPS), procurou o Site RT para denunciar o prefeito do município, Jorlênio Santos (PMDB), por gestão fraudulenta. Entre as acusações, desvio e apropriação de verbas públicas através de fraudes consignatórias, emissão de notas frias, beneficiamento de empresas fantasmas e publicação de obras nunca realizadas.
Entre os documentos encaminhados ao Site RT pelo vereador há um relato do senhor Edimar Carvalho dos Santos, morador do município, que confessa ter participado do suposto esquema de fraude. O depoimento teria sido prestado ao MPE em 2009 e nele Edimar conta que foi procurado pelo cunhado do prefeito, o secretário de Controle Interno, Paulo Gomes Noleto, para participar. Segundo o relato Edimar teria se passado por um funcionário público e recebido da agência bancária de Filadélfia uma quantia de R$ 13.760,00, que seria dividida entre eles. De acordo com o relato de Edimar, Paulo teria afirmado que o "negócio" era seguro e que várias pessoas já teriam participado sem problemas. Haveria ainda a participação de uma pessoa de dentro do Banco que assegurava o sucesso do esquema.
Outro depoimento apresentado pelo vereador ao Site RT, teria sido dado ao Tribunal de Contas do Estado, pelo senhor Felizardo Alves Dias, que é proprietário de um lava-jato no município. Felizardo teria confessado ter emitido notas falsas para a Prefeitura por serviços de reformas de carteiras escolares. “Um assessor da prefeitura de Campos Lindos pediu a ele que discriminasse nas notas que o pagamento seria por aquisição e reforma de carteiras escolares, quando no entanto, os serviços seriam de lavagem de carros particulares de funcionários da Prefeitura e contratados”, alega o vereador.
Empresa fantasma
De acordo com o vereador, a prefeitura publicou empenhos em que há obras e aquisição de materiais que nunca foram realizados ou adquiridos. O vereador destaca que a empresa Porto do Vau Construtora Ltda. é citada várias vezes como credora, mas nunca teria prestado qualquer serviço na região. Os empenhos com descrição de construção de pontes e de um parque de vaquejada, assim como aquisição de materiais elétricos somam R$ 264.534,79.
Cheques moradia
Outra denúncia  vereador diz respeito a gestão de cheques moradia no município. Segundo o vereador haveria irregularidade na distribuição de 49 cheques moradia do programa habitacional do Estado, que teriam sido utilizados para aliciar eleitores em 2010. De acordo com o vereador desde que as denúncias sobre a administração do prefeito teriam sido encaminhadas a Justiça, a Câmara Municipal de Campos Lindos teria convocado o mesmo por diversas vezes para dar explicações, mas ele não teria comparecido. O vereador disse ainda que os vereadores teriam exigido que a Prefeitura fornecesse documentos necessários para análise de contas e serviços, contudo este requerimento não teria sido atendido.
O outro lado
Site RT tentou localizar o prefeito de Campos Lindos para ouví-lo sobre as acusações, mas sem sucesso. A Associação Tocantinense dos Municípios – ATM forneceu três números de celulares de Jorlênio, mas todos eles estavam fora de área. Nosso espaço está aberto caso o prefeito deseje se manifestar a respeito.
Compartilhe no Twitter